espada

espada

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Música Gospel: Padrões de Deus ou do mundo?

Por Pr. Alexandro Santos

Observando o que está acontecendo no meio evangélico, podemos perceber que a fé cristã está sendo trocada sutilmente por alguma moda que tenha um colorido cristão e o nome gospel. São os grandes shows gospel, a tietagem, faixas com o nome do cantor ou da banda, botons, cantores e bandas que só se apresentam sob cachês extremamente exagerados, são conhecidos como os “pop stars” evangélicos. Esses e outros modismos têm distraído a atenção de jovens, adolescentes e adultos para que não percebam que estão deixando de pregar e viver o real evangelho e então, descubram que estão abraçando valores carnais e mundanos.
Esqueceram-se de Jesus e procuram o reconhecimento, a exaltação do público que os ouvem e claro, grandes quantias de dinheiro para viverem na luxúria, de igualdade aos cantores mundanos (não são esses cantores gospel mundanos também?). Alguns querem alcançar o público secular para vender seus discos com a desculpa de “pregar o evangelho ao mundo”, mas omitem a verdadeira essência do Evangelho de Jesus e vivem como mundanos. Alguém precisa lembrá-los que a fé vem pelo ouvir, ou seja, pela pregação da palavra de Cristo.
É triste ir a uma apresentação de um cantor ou banda gospel e presenciar o público exaltar os mesmos com gritos do tipo “Ô FULANO cadê você, eu vim aqui só pra te ver”. Mais triste ainda, é ver os cantores e bandas aceitando esses louvores, alguns, estrategicamente, dizem que não gostam de ser idolatrados, mas continuam fazendo os seus SHOWS! Aliás, de onde veio essa expressão de SHOW MUSICAL? Será da Bíblia?
A musica gospel da atualidade traz consigo um estilo mundano e uma atmosfera geral de mundanismo que de outra maneira não poderiam entrar em nossas igrejas com tanta facilidade, isso mostra a fragilidade espiritual das mesmas. A musica gospel trouxe o batuque africano, os toques de tambor, os estilos berrantes e escandalosos de vestuário e cabelos, e os estilos vocais sensuais do mundo para dentro dos templos das igrejas onde dizemos que Deus está presente. Exemplos temos vários para citar.
Não há mais muita distinção entre música sagrada e secular. É quase tudo a mesma coisa.
A prática de aplaudir a música, especial nas igrejas, dá o sentido que estamos recebendo entretenimento na igreja. Os jovens evidentemente acham que a música é entretenimento, pois é muito parecido que eles “curtiam” no mundo.
Soa muito estranho que os CDs e DVDs Gospel se detenham apenas em um ou dois temas vendáveis, tais como “poder” , “unção”, “bênçãos” e se calem sobre a real necessidade da vida cristã: A TRANSFORMAÇÃO DE VIDA!
“Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras...” (Am 5.23)
Que Deus se apiede de nós!

Nenhum comentário:

Pr. Alexandro Santos