espada

espada

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

A disciplina na Igreja

A IGREJA E A DISCIPLINA


Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos. 1Ts 5.14

INTRODUÇÃO
A disciplina na igreja é algo vital. A ausência dela faz com que a igreja caminhe a esmo (sem rumo, sem destino, ao acaso) sem objetivo. Caminhar sem normas, significa se portar sem qualidade no Evangelho de Cristo. Deve-se pensar na igreja como o bem mais precioso que se tem sobre a face da terra (Tt 2.14), pois ela é sal e luz (Mt 5.13,14), principalmente para os que se perdem.

pontos a serem analisados

1) O que é DISCIPLINA:
- s.f. O conjunto dos regulamentos destinados a manter a boa ordem em qualquer assembléia ou corporação; a boa ordem é resultante da observância desses regulamentos / Submissão ou respeito a um regulamento.
a) Vivemos em uma era sem restrições e sem limites. Por isso, talvez, a questão da disciplina na igreja seja tão incompreendida e até negligenciada. Muitos questionam a legitimidade da sua aplicação - "com que direito? Não somos livres?" Outros se revoltam quando a recebem. É preciso que saibamos que o direito e a autoridade da disciplina procedem do Senhor da igreja, que a comanda. (Is 45.9; Mt 16.12,18);
b) A disciplina, ao que o contrário parece, é uma atitude de AMOR! (Hb 12.6); De Deus e nossa também!
c) O Senhor Jesus falou sobre a existência do trigo e do joio na igreja, bem como a existência do fermento (Mt 13.24-30; 16.6); Ele falou ainda que quando a rede é lançada, todo tipo de peixe vem sobre a rede (Mt 13.47-48);
d) A disciplina do Senhor teve inicio já antes do pecado original do homem, sobre toda sua criação incluindo o homem – DISCIPLINA INSTRUTIVA (na separação das águas, sobre todo vegetal e animal e por fim ao homem – Gn 2.16-17);
e) O testemunho da igreja demanda fidelidade às diretrizes bíblicas. Num mundo sem regras, Deus, em sua misericórdia, coloca a sua igreja como baluarte (sustentáculo) para que os seus padrões sejam reforçados e seguidos. A igreja representa o próprio Deus na Terra;
f) A Bíblia nos deu um indicativo de que há erros cometidos, na forma de pecado, que são diferenciados (1 Jo 5.16,17). Os pecados para a morte são pecados que envolvem transgressão e desobediência deliberadas (decidido, propositado, intencional), continuadas, conscientes.
g) Diferentemente devemos ver a condição do fraco na fé e do novo convertido (1 Co 8.11,12; 12.22 – Hb 5.12.13; 1 Pe 2.2);
h) A maneira de se lidar com os erros desse tipo de crente é com amor e paciência; o ajustamento e progressão acontecem paulatinamente. Mas quando se trata de pecado deliberado, consciente e continuado, a igreja deve agir diferente, deve usar de disciplina (palavra e ação); o E.S convence, mas através de quem¿
i) Quando o evangelho é proclamado, a pessoa é convidada a vir a Deus como está (At 17.30), mas depois que passa a pertencer à Igreja do Senhor terá que se ajustar à Sã Doutrina (Rm 12.2);
j) O Velho Testamento nos revela como o pecado de um só homem, Acã – (o turbador de Israel – turbar: por em desordem, transtornar) prejudicou todo Israel e como foi necessário que ele fosse julgado (Js.7:11-26). O Novo Testamento enfatiza muito a idéia do corpo; quando Jesus envia sua mensagem a cada uma das sete igrejas da Ásia (Ap.2 e 3), ele as trata como um todo tanto ao falar de suas virtudes como também de seus erros.
2) È preciso entender que existe a necessidade de disciplina na igreja. Por quê?
A) A disciplina na Palavra de Deus também significa correção
1) A disciplina é o tratamento para o crente que peca e não quer (ou não tem vontade) de se arrepender, insistindo em viver no pecado.
2) A correção ou a disciplina é o indicativo de que somos filhos de Deus quando a aceitamos com humildade e submissão (Hb 12.5-7);
3) A ausência de disciplina na igreja provoca o seu inchaço, pois passa a ser constituída, talvez em grande parte, não de filhos, mas de bastardos (Hb 12.8-9);
4) A exortação é aplicada por ocasião da disciplina educativa (cultos de ensino, escola dominical, etc. e significa: conselho, advertência, encorajamento, admoestação – At 11.22-23); ela é diferente da disciplina corretiva;
3) Sobre a disciplina corretiva analisemos os seguintes textos:
a) Mt 18:15-17
Há quatro níveis distintos no processo de disciplina que o Senhor ensinou:
1. Repreensão pessoal; vs 15 – Hb 10.25
2. Repreensão com testemunhas; vs 16 –
3. Repreensão pública vs 17a – Gl 2.14; 1 Tm 5.20
4. Exclusão vs 17b – 1 Co 5.9,13; 2 Ts 3.14,15
5. A importância do Ministério Eclesiástico vs 18
** Não praticamos a disciplina quando a pessoa se arrepende, mas sim quando ela se recusa a arrepender-se.
** Seguindo estes princípios a justiça é praticada e os mexericos, fofocas e inverdades caem por terra!
b) 1 Co 5:1-13
Observe o detalhe que Paulo inseriu ao falar do pecador: "dizendo-se irmão". Isto se refere a quem quer se parecer irmão sem o ser; não fala de uma queda ou tropeço espiritual, mas de uma prática continuada nestes pecados.
Excluir não significa proibir a pessoa de colocar o pé na Igreja, mas sim deixar de reconhecê-la como parte do corpo, e isto envolve deixar de se relacionar (vs 11b), de ter comunhão com a pessoa.
O motivo da disciplina corretiva é poupar o corpo de Cristo de prejuízos espirituais, e não de tentar manter um controle sobre as pessoas. (1 Co 5.6) – jactância: arrogância, altivez;
Ofensas morais e doutrinárias (hereges) são os principais motivos de exclusão.
Há pelo menos três tipos de disciplina mencionados na Bíblia:
  • Disciplina Divina, onde Deus mesmo corrige os Seus filhos pessoalmente (At 5:9-11) – pecado de Ananias e Safira;
  • Disciplina no Lar, onde os pais corrigem seus filhos (Ef 6:4).
  • Disciplina Própria, onde nós mesmos corrigimos (* segundo a palavra de Deus) nossas atitudes erradas (I Co 11:31); Neste item temos que ter cuidado com a AUTODISCIPLINA – segundo minhas próprias regras, que pra Deus não validade. Vejamos o exemplo de Adão e Eva (Gn 3.7; 21);
Em seus atributos, Deus é justo, assim é um exímio praticante da Sua própria justiça
Há pelo menos quatro motivos pelo qual a disciplina deve acontecer na igreja:
1) Para que tenhamos a glória de Cristo;
2) Para que o Espírito Santo não se afaste;
3) Para a continuidade da edificação e bem estar do Corpo de Cristo;
4) Para o bem do próprio crente disciplinado;

CONCLUSÃO

Disciplinar os seus membros faz parte do chamado integral da igreja. Uma igreja sem disciplina é semelhante a um corpo desintegrado, ou seja, que não tem harmonia entre os seus membros. A igreja com disciplina tem as ferramentas para desempenhar suas funções, na defesa da verdade (1Tm 3.15). Este termo verdade, talvez seja muito solitário, mas assim como a igreja é real, a verdade também é algo saliente. Igreja sem disciplina significa mundo sem direção e sem vida de Deus.

Nenhum comentário:

Pr. Alexandro Santos